1. COORDENAÇÃO
Professor Dr. Ângelo Fróes
DIRETOR PEDAGÓGICO
Prof. Dr. Italu Bruno Colares de Oliveira, PhD.
2. APRESENTAÇÃO
O curso visa adquirir conhecimentos das relações homem-natureza, ecossistemas, recursos e preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e temas que permeiam a dimensão ambiental. Avaliação e controle de impactos ambientais no ar, água e solo. Elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais. Gestão, planejamento e administração ambiental. Desenvolvimento de ações de preservação, conservação e educação ambiental. Familiarização com assuntos que envolvem a ampliação dos “3 R’s” para os (Reduzir, Reutilizar, Reciclar) “6 R’s” (Repensar, Reduzir, Reutilizar, Recusar, Reciclar, Reencaminhar).
3. CATEGORIA CURRICULAR
Contextualização: Aspectos e Impactos Ambientais A questão ambiental; Princípios básicos para a conceituação de impacto ambiental; Definição de impacto ambiental; identificação dos impactos ambientais; Impactos ambientais nos principais ecossistemas brasileiros; Ações humanas e os impactos ambientais: Principais métodos de avaliação de impacto ambiental (AIA); Estudos de casos. Ética, Cidadania e Meio Ambiente Estudo da ética em um contexto social-cidadão aliado a princípios ecológicos. Bioética. Políticas sociais sustentáveis e eco desenvolvimento. Políticas públicas. Impacto ambiental e o custo social resultante destes impactos. Formação cidadã e princípios ecológicos.
Legislação Ambiental, conhecer a legislação vigente acerca da política do meio ambiente e de recursos hídricos a nível nacional, estadual e local. Conceito, fontes e princípios do direito ambiental: contexto histórico de meio ambiente. Convenções Internacionais (Genebra – Eco 92 – Roterdan, Protocolo de Kioto, entre outras). Estrutura da Legislação Ambiental Brasileira. Meio ambiente na Constituição Federal. Leis, Decretos, Resoluções que versam sobre o meio ambiente. Legislações Estaduais. Legislações municipais – Plano diretor do município
Políticas Ambientais Identificar a estrutura, a instância e o funcionamento dos órgãos públicos competentes no trato das questões ambientais e suas instâncias. Reconhecer a lutas sociais no campo do meio ambiente. Identificar as ações da sociedade civil no que tange as políticas ambientais. Estudo e visitas técnicas a instituições públicas ou privadas que tratam do meio ambiente.
Biossegurança: O estudo do processo saúde doença nos diversos ambientes possibilitando a compreensão das principais doenças adquiridas seus vetores, agentes etiológicos. Conhecer princípios da precaução para evitar danos ambientais. Classe de riscos como instrumento na prevenção de acidentes. Utilizar os E.P.Is (Equipamentos de Proteção Individual) e os E.P.Cs (Equipamentos de Proteção Coletiva) de acordo com as normas técnicas especificadas. Ecologia e Biodiversidade Princípios e conceitos de ecologia e ecossistemas. Conceitos relativos a energia nos sistemas geológicos. Ciclos biogeoquímicos. Fatores limitantes a distribuição dos organismos na biosfera. Organização em nível de comunidade e população. Ecologia humana aplicada. Ecologia de populações.
Agro ecologia. Perspectivas em ecologia microbiana. Manejo florestal sustentável. Uso, modo de apropriação e gestão dos recursos naturais renováveis e não renováveis.
Conflitos sócios ambientais do desenvolvimento rural, desenvolvimento urbano e as políticas públicas.
Instrumentais: Coleta, Tratamento e Descarte de Resíduos Compreender os conceitos básicos da sustentabilidade ambiental. Conhecer a origem e as fontes geradoras de resíduos e os principais impactos ambientais com relação ao destino destes efluentes. Atribuir importância ao tratamento, gerenciamento e descarte dos resíduos Auditoria e Perícia Ambiental Abordagem, de forma atual e dinâmica das relações entre as legislações vigentes e a problemática ambiental bem como a discussão das questões relacionadas com os procedimentos de licenciamento ambiental no Brasil e no Estado. Noções gerais sobre direito. A evolução do Direito Ambiental no Brasil.
Principais instrumentos jurídicos referentes à legislação ambiental, direito constitucional sobre o ambiente. O código florestal, lei de fauna, lei do SNUC, legislação pertinentes RPPN, auditorias ambientais.
4. METODOLOGIA DO CURSO
O Curso está alicerçado no trinômio:
Teoria – baseada nas matérias consideradas pré-requisitos para o aprofundamento do curso.
Estudo de Casos – baseado na resolução de problemas propostos e na análise de situações já ocorridas na realidade (“case studies”)
Prática – Prática (“best practices”) de elaboração de exercícios práticos, visando a integração das matérias estudadas ao longo do curso.
5. DOCENTE
Prof. Dr. Ângelo Fróes
Engenheiro Agrônomo desenvolveu projetos na área de gestão ambiental e meio ambiente.